Pedaços de redes construídas para coleta do esgoto em diversas cidades do país estão abandonadas ou simplesmente esquecidas. Às vezes por falência de construtoras ou desistência de contratos de infraestrutura, quilômetros de redes de coleta estão inacabados ou aguardando obras de interligação, segundo reportagem divulgada pelo jornal Estadão.

Dados da reportagem mostram que a situação se repete em diferentes cidades. São  centenas de quilômetros de rede não utilizados ou abandonados, em diferentes cidades, segundo dados obtidos do instituto Trata Brasil. Muitas vezes o próprio mapeamento da rede e levantamento de toda estrutura construída e dificultado devido ao tempo em que estas redes foram feitas e, em alguns casos, mudanças no perfil de ocupação.

O exemplo citado pela reportagem, na cidade de Teresina, no Piauí, mostra que aproximadamente 20% da rede – quase 150 km de canalização – estavam perdidos ou esquecidos. Segundo Hamilton Amadeo, entrevistado do Jornal e presidente da companhia responsável pelo saneamento na cidade, “durante 30 dias, tivemos de abrir e fechar buracos, a cada esquina, para saber se havia rede no local”.

A situação é exemplo de ineficiência na gestão do sistema de tratamento dos esgotos e pode ser identificado tanto em cidades com gestão pública quanto com gestões privadas do sistema. Trata-se de exemplo de desperdício de esforços e recursos que deve ser observado com atenção.

 

 

imagem: site www.saneamentobasico.com.br