Amostrador automático de esgoto

//Amostrador automático de esgoto

Amostrador automático de esgoto

O amostrador automático de esgoto é uma inovação tecnológica desenvolvida pelo INCT em parceria com a Copasa, Methanum, Wb Suporte Técnico e Fibrasa. O objetivo é fornecer um equipamento nacional, adaptado à realidade e ao tipo de esgoto brasileiro, com baixo custo e fácil operação; ele foi apresentado no Laboratório de Negócios Midas, realizado no Sebrae Lab, dia 22 de março.

A feira de negócios foi a última etapa do programa de pré-aceleração do INCT MIDAS, denominado Laboratório de Negócio MIDAS. Das 15 equipes selecionadas inicialmente apenas as 10 melhores foram selecionadas para apresentarem seus produtos e tecnologias na feira. Além da feira, no mesmo dia ocorreu o Demoday, evento no qual as oito melhores equipes subiram ao palco do Sebrae para fazerem um Pitch e concorrerem a uma vaga no programa de aceleração do INCT MIDAS. Os julgadores foram professores, investidores e empreendedores.

O Amostrador do INCT ficou classificado como quinto melhor produto. Dos dez que tiveram a oportunidade de se apresentar, o Amostrador era o único projeto vinculado ao setor de saneamento e o único de instituição não integrante da rede INCT Midas.

Entre as vantagens identificadas pelos avaliadores estão a alta eficiência do amostrador e o custo baixo, que pode chegar a ser 5 vezes menor que o dos concorrentes. O principal mercado consumidor do amostrador seriam as empresas de saneamento, muitas delas públicas, por isso o preço reduzido tem ainda o diferencial de facilitar a aquisição em processos licitatórios.

O Amostrador está em fase final de produção e busca parcerias de investimento para comercialização. Para a feira foi elaborado um protótipo com o objetivo de demonstrar o funcionamento aos investidores.

O Amostrador é um dos produtos em desenvolvimento no INCT ETEs Sustentáveis em parceria com diversas organizações públicas e privadas cujo objetivo é criar tecnologias que auxiliem na universalização de um saneamento básico eficaz, eficiente e sustentável.

By |2018-04-10T18:51:49+00:0010 de abril, 2018|