A coordenação do INCT ETEs Sustentáveis na região sul do país, liderada pelo ISAE/FGV, realizou no dia 29 de maio o 1º Encontro Técnico sobre “Wetlands: sistemas sustentáveis para tratamento de esgoto e recuperação de rios urbanos”. Mais de 80 pessoas participaram dos debates. Foram debatidos aspectos técnicos e funcionais dos sistemas de Wetlands para tratamento de esgoto.

A Prof. Dr. Selma Aparecida Cubas mediou o debate técnico entre os palestrantes Dr. André Baxter Barreto da empresa Wetlands Construídos, Prof. Dr. Leila Teresinha Maranho da Universidade Positivo (UP), Prof. Dr. Tamara Simone van Kaick da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e José Luiz Scroccaro, representante da Secretaria de Meio Ambiente do Paraná (SEMA).

Os Wetlands Construídos (WC) são uma tecnologia para tratamento de águas, efluentes e lodos por mecanismos puramente naturais, ou seja, são sistemas que simulam e aceleram os processos que ocorrem naturalmente no meio ambiente.  Atualmente, a construção de wetlands tem sido utilizada em vários países no tratamento secundário para remoção de matéria orgânica por meio de reações bioquímicas e também como tratamento terciário de esgotos para controle e remoção de nutrientes.

CLIQUE AQUI e veja mais informações sobre o evento e características do processo de tratamento com WC.