[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” class=”” id=””]

O professor Carlos Augusto de Lemos Chernicharo, da UFMG, foi nomeado Fellow da IWA – International Water Association. Esta é uma honraria em reconhecimento às notáveis contribuições à IWA, à profissão e ao setor. Ele é também o coordenador do INCT ETEs Sustentáveis.

A IWA é uma das principais organizações internacionais de desenvolvimento e incentivo à pesquisa nos setores de água e saneamento. O título de Fellow é uma distinção concedida para aqueles que desempenharam ações importantes em prol da IWA e do setor de saneamento no mundo.

Os Fellows da IWA são nomeados com base em suas contribuições significativas como engenheiros, educadores, gerentes de serviços públicos, reguladores, pesquisadores, cientistas ou líderes técnicos.

Aqueles que aceitam a nomeação como Fellow da IWA firmam o compromisso de continuar apresentando contribuições significativas ao setor e participando ativamente das atividades da IWA.

A indicação de Chernicharo foi feita pelo Prof. Fernando Polanco, da Universidade de Valladolid (Espanha). O conselho da IWA comunicou a aprovação da indicação no dia 3 de setembro. Antes de Chernicharo, o único brasileiro a integrar a lista de Fellows da IWA era o também professor da UFMG, Marcos Von Sperling.

A indicação para Fellow tem prazo inicial de cinco anos e pode ser renovada de acordo com o interesse da instituição e vale desde sua comunicação. Durante esse prazo o Fellow pode representar a IWA, apoiar a implementação do plano estratégico da organização, aconselhar sobre as ações e projetos da organização, participar das reuniões do grupo de Fellows, entre outras.

História

Carlos Augusto de Lemos Chernicharo é professor titular da UFMG e coordenador do INCT ETEs Sustentáveis.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), doutor em Environmental Engineering pela University of Newcastle Upon Tyne – Inglaterra (1990) e pós-doutorado pela University of New South Wales – Austrália (2008). Trabalhou em empresas de consultoria do setor de saneamento até 1986, e desde 1991 é professor e pesquisador lotado no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Atualmente é professor titular e pesquisador nível 1A do CNPq. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento anaeróbio de esgoto, reatores UASB, pós-tratamento de efluentes de reatores anaeróbios, filtros biológicos percoladores, controle de emissões gasosas e aproveitamento energético a partir do biogás e do lodo.

São diversos livros escritos sobre o tema e a coordenação de vários projetos no âmbito acadêmico, uma atuação firme com o propósito de desenvolver tecnologias e contribuir para a universalização do saneamento básico em nosso país.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]