O 1.º Seminário Nacional sobre Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto, que ocorre em Curitiba de 7 a 9 de novembro, recebe como palestrante o Oficial Sênior Internacional do ONU-Habitat, Alain Grimard. O economista faz parte da mesa de abertura, que discute, junto de outros profissionais, rumos alternativos para a destinação e o aproveitamento inteligente de resíduos. O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada.

Gratuito e com vagas limitadas, o Seminário terá sete painéis temáticos e uma visita técnica ao Complexo ETE Belém e CSBioenergia. A ETE Belém, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), é a maior estação de tratamento aeróbia do Paraná e fica ao lado da CSBioenergia, a maior usina geradora de energia a partir de resíduos do saneamento da América Latina.

O evento está sendo realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT – ETEs Sustentáveis), ISAE Escola de Negócios, Sanepar e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-PR).

O Seminário conta com apoio do ONU-Habitat, que todos os anos, como parte das comemorações do Outubro Urbano, seleciona temas diferentes para promover os resultados positivos da urbanização ou para enfrentar desafios específicos que dela resultam. “O Outubro Urbano inicia-se com o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira do mês de outubro e termina com a celebração do Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro. Neste ano, em comemoração a estas datas, o ONU-Habitat Brasil promove o Circuito Urbano 2018: uma relação de eventos sobre os temas selecionados, que são Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, Cidades Sustentáveis e Resilientes, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana, ocorrendo em setembro, outubro e novembro, com o objetivo de dar visibilidade aos debates sobre essas temáticas, às perspectivas e ações dos diversos setores da sociedade, assim como sua importância para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável no Brasil e no mundo”, explica Grimard.

 

O ONU-Habitat estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, a organização é a Agência da ONU para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos. “Nosso mandato é trabalhar em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável com o objetivo de proporcionar moradia adequada para todas e todos”, diz Grimard.

 

ABERTURA – Além de Grimard, também estarão na mesa de abertura do 1.º Seminário Nacional sobre Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto o presidente do ISAE, Norman de Paula Arruda Filho, o presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, o presidente ABES-PR, Luiz Henrique Bucco, o coordenador do INCT, Carlos Chernicharo, o secretário de Desenvolvimento Urbano do governo do Paraná, Sílvio Barros, e a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Fabiana Campos.

 

 

Fonte: Imprensa Sanepar

foto: Oficial Sênior Internacional do ONU-Habitat, Alain Grimard, abre Seminário sobre Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto