Acesse o hotsite do evento forumtecnico.wordpress.com 

Apesar de suas reconhecidas vantagens, os reatores UASB ainda apresentam desafios que impedem seu máximo desempenho operacional. Parcela importante dos problemas associados a esses reatores anaeróbios tem sua origem em deficiências nas fases iniciais de projeto, todavia processos construtivos inadequados e problemas operacionais também têm sido reportados pela literatura e pelos prestadores de serviços de saneamento em diversas regiões do país.

Além dos problemas técnicos de concepção, construção e operação, em diversos momentos os problemas operacionais decorrem de situações que extrapolam os limites das ETEs, tais como questões de gestão dos sistemas que se refletem em falhas administrativas e financeiras, que com frequência impedem a execução adequada de procedimentos operacionais essenciais. Assim, negligenciar a existência e postergar a solução desses problemas pode colocar em risco os importantes avanços conseguidos até o presente, impactando o futuro da tecnologia anaeróbia no Brasil.

Importante destacar que os problemas que serão abordados durante o Fórum Técnico podem ser corrigidos de maneira simples e efetiva, sem impactos significativos sobre os custos dos reatores, desde que mais atenção seja dedicada às etapas de projeto e de construção, e à melhor capacitação dos operadores das estações de tratamento. Acredita-se, portanto, que as informações que serão apresentadas e discutidas durante o Fórum, as quais encontram-se consolidadas na Coletânea de Notas Técnicas intitulada “Contribuição para o aprimoramento de projeto, construção e operação de reatores UASB aplicados ao tratamento de esgoto sanitário”, recentemente publicada na Edição Especial da Revista DAE (novembro/2018), podem contribuir efetivamente para a correção da quase totalidade dos problemas de projeto, construção e operação de reatores UASB.

Cada participante receberá um exemplar da Edição Especial da Revista DAE.

O evento é uma realização do INCT ETEs Sustentáveis em parceria com a Copasa e será realizado no auditório do CREA-MG.