A integrante do INCT ETEs Sustentáveis, Izabel Chiodi, participou da primeira oficina do Ondas, Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. A atividade ocorreu na Fiocruz Brasília nos dias 24 e 25 de abril e foi composta por representantes do movimento sindical, movimento popular, movimento social, pesquisadores e professores.

O Ondas é uma entidade criada em fevereiro deste ano que tem como objetivo agir em favor da universalização do saneamento e acesso à água potável no Brasil. Promoção de debates, fomento a estudos e integração de profissionais, pesquisadores e entidades relacionadas a saneamento e a água são algumas das atividades previstas.

Durante a oficina identificou-se as principais oportunidades para o fortalecimento da iniciativa e as principais ameaças que ela pode ter, O que possibilitou a definição de objetivos e as formas de superação dos desafios colocados.

Em paralelo à oficina, debatia-se no Congresso Nacional o relatório sobre a medida provisória MPV868/2018, que altera o marco legal do saneamento no Brasil. A aprovação dessa MPV, segundo o Ondas, pode levar a uma desestruturação do saneamento no Brasil, modificando um sistema de cooperação entre entes federativos que hoje garante a prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em municípios que possuem arrecadação insuficiente. Integrantes do Ondas também participaram do debate no Congresso, de modo a garantir o direito ao saneamento e acesso a água.

O Ondas vai criar uma agenda de ações e encontros para melhor se estruturar e alcançar seus objetivos. Para fazer parte, pessoas físicas podem se associar. Em breve a entidade terá um site, mas para mais informações você pode telefonar para (61) 3703-4610.