Semana passada foi marcada pelo 30º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2019, realizado no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo de 17 a 19 de setembro. O tema do evento foi “30 anos construindo o saneamento ambiental sustentável” e contou com diversos palestrantes e expositores. Este é um dos maiores eventos de saneamento e meio ambiente da América Latina.

Na programação, o professor Carlos Chernicharo, coordenador do INCT ETEs Sustentáveis, participou de uma mesa redonda, em que apresentou sobre a perspectiva da universidade no desenvolvimento de tecnologias para ETEs Sustentáveis. Na apresentação Chernicharo discutiu sobre alguns dados e reflexões que o INCT ETEs Sustentáveis vem trabalhando ao longo dos anos.

 

Saneamento e inovação

O evento também foi um espaço para refletir sobre a inovação do setor. O empreendedor do Vale do Silício, Luciano Bueno, foi um dos agitadores sobre o tema no evento. A presidenta da AESabesp, Viviana Borges, continuou o debate e salientou  as incertezas quanto às inovações tecnológicas no futuro e destacou os contrastes existentes no Brasil, quando o tema é saneamento.

Para divulgar os avanços do INCT na área de inovação e desenvolvimento tecnológico, Juliana Mattos, pesquisadora da UFMG e integrante do instituto, apresentou dois produtos em fase final de testes e que em breve serão lançados no mercado: o Amostrador Automático Étsus 1000 e o Separador Trifásico Étsus 1000.

O separador trifásico modular- STF Étsus 1000 foi fruto da parceria do INCT ETEs Sustentáveis com as empresas Biofibra, Fibrasa, COPASA, SANEPAR e SABESP, e incorpora, simultaneamente, unidades de controle de pressões exercidas pela fase gasosa e de remoção hidrostática de escuma, contribuindo para a solução de importantes problemas operacionais verificados em reatores UASB no Brasil, como estanqueidade ao biogás, corrosão e remoção de escuma. Adicionalmente, o projeto de novos reatores UASB poderia ser desenvolvido a partir das dimensões padronizadas do STF modular, já que a ausência de padronização dimensional da estrutura de separação trifásica implica em dificuldades de especificação para a aquisição de uma peça pré-fabricada ou para a execução in loco, culminando em vários problemas operacionais.

O Amostrador Étsus 1000 é um equipamento que permite fazer amostragem composta, durante períodos definidos pelo usuário, ao longo do tratamento de esgoto. Dentre seus diferenciais está o fato de ser um produto totalmente nacional, o que confere baixo custo de aquisição, quando comparado aos amostradores internacionais – tipicamente comercializados no Brasil, além da facilidade de manuseio e transporte.

Desenvolvido pelo INCT ETEs Sustentáveis em cooperação com as empresas Methanum Engenharia Ambiental, WB Suporte Técnico, Fibrasa e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o amostrador automático garante maior segurança e confiabilidade ao processo de amostragem de líquidos no setor de saneamento. Confira o vídeo que fizemos apresentando p Amostrador Automático Etsus 1000.

 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das pesquisas sobre saneamento e esgotamento sanitário.