Nos dias 4 e 5 de novembro, Fortaleza será palco do 2º Seminário Nacional INCT ETEs  Sustentáveis. Com o tema recuperação de recursos em ETEs e produção de água de reuso, o seminário tem na sua programação apresentação de renomados especialistas e profissionais do setor. Na mesma semana a capital cearense também sediará o Fórum Técnico, nos dias 7 e 8, que discutirá sobre aprimoramento de projeto, construção e operação de reatores UASB aplicados ao tratamento de esgotamento sanitário.

Os dois eventos são importantes ações organizadas por André Bezerra (UFC), integrante da rede do INCT ETEs Sustentáveis, que tem como objetivo ampliar e difundir os conhecimentos obtidos na área. Siga a leitura e entenda mais sobre os eventos.

Seminário Nacional INCT ETEs Sustentáveis

Saneamento como direito humano, tratamento de esgoto no Brasil e no mundo, produção de água de reuso e recuperação de nutrientes, são alguns dos assuntos que o Seminário Nacional INCT ETEs Sustentáveis irá tratar este ano. A programação está repleta de nomes de grande relevância para área, como Carlos Chernicharo (UFMG), Marcos von Sperling (UFMG), Cleverson Andreolli (ISAE), Suetônio Mota (UFC), Rafael Bastos (UFV), entre outros.

Nomes internacionais também estão confirmados no evento. Jules van Lier (TU Delft/Holanda) irá falar sobre o passado, presente e futuro do tratamento de esgoto com foco na recuperação de recursos e a experiência da Holanda no reúso de águas. Já Raul Muñoz (Universidad de Valladollid/Espanha) discutirá sobre valorização de subprodutos do tratamento de esgoto e a experiência da Espanha no reúso de águas. Ana Soares (Cranfield University, UK) falará sobre remoção/recuperação de nitrogênio e fósforo com o uso de membranas, trocadores iônicos etc. e a experiência do Reino Unido no reúso de águas. Por fim, Luewton Lemos (NHL University of Applied Sciences, Holanda) participará do painel sobre Inovação tecnológica do setor do tratamento de esgotos e reúso.

Na sua segunda edição, o seminário promete ser um sucesso, tanto quanto foi o primeiro, em Curitiba, ano passado. Este ano, o evento recebeu mais de 91 inscrições de trabalhos que estão em fase de avaliação para apresentação na forma de pôster. As inscrições, também estão a todo vapor, limitadas ao número de 290, com 75% já preenchido, garanta logo a sua aqui antes que acabe.

Na sequência do Seminário ocorrerá o Fórum Técnico, que irá continuar os debates sobre o tema e difundir conhecimentos mais técnicos. Continue a leitura para saber mais sobre esse evento.

Fórum Técnicofórum técnico sobre tratamento de esgoto

Com o objetivo de integrar o conhecimento desenvolvido nas universidades com a realidade enfrentada por projetistas, construtores e operadores de estações de tratamento de esgoto, com vistas à capacitação para solução de problemas e melhoria do desempenho das ETEs foi criado o Fórum Técnico.

O Fórum terá seis apresentações, baseadas em seis Notas Técnicas sobre reatores UASB publicadas na Revista DAE. As apresentações serão guiadas por Carlos Chernicharo (UFMG), Gustavo Possetti (ISAE), César Mota Filho (UFMG), Thiago Bressani (UFMG) e Lívia Lobato (UFMG), também autores das notas técnicas.

Os apresentadores possuem destaque nacional e internacional e durante suas apresentações incentivam a interação com o público, de modo a garantir a troca de conhecimentos e o aprimoramento prático. As vagas para o Fórum também são limitadas. Faça já sua inscrição aqui.