Social

Social2018-03-21T18:47:27+00:00

O INCT ETEs Sustentáveis sabe que alcançar os usuários dos serviços de esgotamento sanitário é central para atingir seu objetivo de garantir práticas sustentáveis desde a geração até o tratamento dos esgotos. Desse modo, o incentivo à participação social com estímulos ao conhecimento acerca das práticas sustentáveis de tratamento de esgoto, buscando empoderar a população, é relevante no que tange à quebra de paradigma no cenário atual do saneamento.

A fim de cumprir sua meta o INCT traçou objetivos específicos para a transmissão de conhecimento para a sociedade, sendo eles:

Criar um portal para divulgação das ações do INCT

Desse portal constarão todas as informações relevantes acerca do INCT. Possibilitará também o download de todos os produtos relacionados à transmissão de conhecimento para a sociedade (vídeos, cartilhas, guias técnicos, artigos etc.).

Sensibilizar os usuários do sistema de esgotamento sanitário para o tema

Vários dos atuais desafios de projeto e de problemas operacionais nas ETEs brasileiras decorrem da má utilização das instalações sanitárias, resultando na alteração significativa das características quantitativas e qualitativas dos esgotos gerados (ex. presença excessiva de água de chuva, de surfactantes, de gordura e de lixo). Para o alcance desse objetivo foram estabelecidas duas metas: i) produção de cartilhas educativas para sensibilização dos usuários do sistema de esgotamento sanitário; e ii) a produção de vídeos educativos para sensibilização dos usuários do sistema de esgotamento sanitário.

Disseminar conhecimento técnico junto aos usuários do sistema

O acesso ao conhecimento técnico ampliará a predisposição da comunidade a utilizar corretamente as instalações sanitárias e a colaborar para o aumento da eficiência e eficácia do sistema de esgotamento sanitário, incluindo o tratamento sustentável dos esgotos. Para o alcance desse objetivo foi estabelecida a meta de realização de fóruns, seminários, com pedagogia apropriada e linguagem acessível para usuários do sistema de esgotamento sanitário e diversas abordagens como, por exemplo, esquetes teatrais.

Empoderar a comunidade usuária e as ONGs que atuam com a temática saneamento e meio ambiente

O desconhecimento sobre os possíveis benefícios oriundos de uma ETE sustentável gera desconfiança e desacordo com a existência desse tipo de empreendimento, sendo necessária uma integração com os usuários dos serviços, ampliando sua compreensão e adesão ao projeto. O contato com a comunidade não técnica desafia os técnicos e os obriga a ampliar suas relações com os beneficiários dos serviços prestados. Para o alcance desse objetivo foi estabelecida a meta de realização de cursos, seminários/ fóruns/ encontros, com pedagogia apropriada e linguagem acessível para usuários do sistema de esgotamento sanitário. Para o alcance desse objetivo foi estabelecida a meta de realização de visitas técnicas monitoradas abertas a ONGs e comunidade em geral.