Empresarial e governamental

Empresarial e governamental 2018-03-21T18:46:24+00:00

A parceria com o setor empresarial  é imprescindível para que o INCT ETEs Sustentáveis consiga cumprir seu objetivo de garantir práticas sustentáveis no tratamento do esgoto doméstico. Embasado em quatro principais objetivos o instituto estará sempre em busca de ampliar e fortalecer sua rede de cooperação com empresas públicas e privadas visando:

Estabelecer acordos de cooperação com empresas de saneamento no exterior

Diversas empresas de saneamento no exterior já aplicam alguns dos conceitos de ETEs sustentáveis, notadamente em relação a aspectos de eficiência energética, de aproveitamento energético do biogás e de reúso agrícola ou energético do lodo. Buscar-se-á formalizar parcerias com algumas empresas estratégicas, de modo a possibilitar a capacitação de pessoal de nível superior e técnico para atuar na área de tratamento de esgoto.

Estabelecer acordos de cooperação com o setor empresarial no exterior

Buscar-se-á estabelecer acordos de cooperação com empresas de base tecnológica no exterior, de modo a possibilitar o desenvolvimento e/ou nacionalização de equipamentos e processos que ainda não estejam disponíveis no mercado brasileiro

Ampliar/fortalecer a cooperação com o setor empresarial no Brasil

Além de fortalecer e intensificar as cooperações já estabelecidas, serão formalizadas novas parcerias com empresas nacionais, visando o desenvolvimento e transferência de materiais, equipamentos e processos na área de tratamento de esgoto.

Ampliar/fortalecer a cooperação com instituições governamentais

Ampliação e fortalecimento da cooperação com instituições governamentais, a exemplo da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental/ Ministério das Cidades, da fundação nacional de saúde, das fundações estaduais de meio ambiente, das agências reguladoras dos serviços de saneamento e do Ministério do Meio Ambiente.