Educação

/Educação
Educação2018-01-09T15:31:09+00:00

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS

O núcleo de educação, construção e transmissão de conhecimento tem como objetivo alcançar usuários dos serviços de esgotamento sanitário, assim como o setor governamental e empresarial da área, incluindo os gestores e prestadores de serviços no saneamento.

Principais estratégias para a transmissão de conhecimento para a sociedade:

– Sensibilização dos usuários do sistema de esgotamento sanitário sobre práticas inadequadas de utilização das instalações sanitárias, por meio da produção de vídeos, de teatros e de materiais didáticos específicos;

– Disseminação de conhecimento técnico-científico para a sociedade, empoderando-a e envolvendo-a com temas relacionados à geração e ao tratamento sustentável dos esgotos. Algumas ferramentas a serem utilizadas: realização de fóruns, seminários e visitas técnicas orientadas; produção de vídeos, cartilhas e notas técnicas.

– Empoderamento da comunidade usuária a partir de parcerias com ONGs que atuam com a temática saneamento e meio ambiente, através da formação de multiplicadores.

A área da capacitação envolve alguns desafios, como: superação de modelos estereotipados, utilização de pedagogia dialógica, (re) construção do saber e conhecimento da diversidade do mundo do trabalho e usuários do serviço. Focar em superar tais obstáculos, juntamente com a compreensão de que o trabalhador também tem um conhecimento centrado “no que fazer” e não “no que pensar”, podem levar ao sucesso da capacitação, cumprindo com o objetivo de transmitir o conhecimento desenvolvido e construir um novo saber para todos os envolvidos.