Não é de hoje que o tema da escassez hídrica vem à tona no Brasil. O país é o que possui a maior quantidade de água doce no mundo, cerca de 13,7% de toda a água doce do planeta. Entretanto, vira e mexe algumas notícias de seca chegam aos jornais.

A água é um recurso precioso, e por isso é importante pensarmos em alternativas que consigam reduzir o seu consumo, ou utilizá-la da forma mais racional possível. Reutilizar a água é uma dessas formas e, acredite, temos tecnologia e normas para isso!

Hoje o tema do blog é sobre água de reúso. Siga a leitura e aprenda sobre esse tema!

 

Recursos hídricos no Brasil

O Brasil apresenta um território muito vasto e muito diverso. De maneira geral apresenta grande quantidade de água, tanto subterrânea, como o aquífero Guarani; quanto pelos diversos rios volumosos, como o Rio Amazonas. Por mais contraditório que possa parecer, o Brasil apresenta, também, secas

rios do Brasil

Os recursos hídricos brasileiros não são distribuídos de modo homogêneo no território nacional.

muito severas.

A falta de acesso adequado à água é recorrente para uma grande parte da população brasileira. Isso acontece por diversos motivos. Do ponto de vista geográfico, a água não é distribuída de maneira igualitária por nosso vasto território. De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA, 2010), somente a região Norte possui 68,5% dos recursos hídricos do país, já a região Nordeste o percentual é de 3,3%.

Além disso, a água não é tratada da mesma maneira. Por razões socioeconômicas, quem não tem condições, muitas vezes, fica sem o acesso a água. As zonas rurais são sempre mais negligenciadas, e têm mais dificuldade no acesso a uma água de qualidade.

O acesso contínuo à água em quantidade e qualidade dentro de um raio de 1 km de distância é um direito humano que muitas vezes não é respeitado. Para tornar o acesso universal, uma importante estratégia é destinar água de melhor qualidade a usos mais nobre (como o abastecimento humano) e buscar fontes alternativas para usos menos nobres.

No Brasil o setor que mais demanda água é o agropecuário. Cerca de 70% do consumo de água do país é destinado para esse setor, o que evidentemente, não sai barato para ele. Reutilizar água a partir do tratamento do esgoto pode ser uma alternativa. Continue a leitura e entenda essa questão.

 

Os ganhos do reúso

O esgoto contém 99,9% de água em sua composição. O reúso de águas residuárias é, nesse sentido, uma alternativa extremamente importante para quem busca a sustentabilidade, especialmente em regiões de maior escassez hídrica. Foi pensando nessa perspectiva que o INCT ETEs Sustentáveis em parceria com o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) elaborou uma minuta de resolução normativa inédita para o Estado de Minas Gerais, que especifica os usos e padrões de qualidade para o reúso de água proveniente de ETEs públicas ou privadas para fins não potáveis.

Irrigação de jardim com água para reúso

Irrigação de jardins e campos são um dos locais onde se pode destinar água para reúso.

Os benefícios do reúso não se limitam ao aproveitamento de água. Por exemplo, a aplicação da água para reúso em cultivos agrícolas possibilita tanto o acesso a um recurso hídrico mais perene, comparativamente às fontes convencionais (a geração de esgoto ocorre continuamente), quanto promove o aporte de nutrientes presentes no esgoto tratado, essenciais para o desenvolvimento das plantas. Pode também, se tornar uma alternativa para empresas que demandam quantidade de água acima do limite estabelecido na outorga de captação de água de rio ou poço, por exemplo. Tudo isso contribui ainda para a manutenção dos nossos rios e lençóis freáticos, que podem servir com menor intermitência àqueles que sofrem com a escassez hídrica.

Mas onde podemos utilizar as águas para reúso? Siga a leitura e aprenda.

 

Os usos das águas para reúso

Embora exista tecnologia para o reúso ao nível da potabilidade, ainda não existe regulamentação para tal no Brasil. Existe ainda uma resistência muito grande por parte da população quanto a esse uso, o que é um fator extremamente relevante para a escolha da utilização ou não de uma determinada tecnologia.

Água para reúso de São Paulo (SABESP)

São Paulo, Ceará e agora Minas Gerais são estados que possuem diretrizes para o reúso de água.

Para usos menos nobres, não potáveis, alguns Estados já possuem regulamentação, é o caso de São Paulo e Ceará, bem como Minas Gerais segue nessa tendência. Essas experiências regionais poderão servir de modelo para que essa pauta avance nos demais estados e também em âmbito nacional.

O tema do reúso também será tratado na conferência internacional, organizada pelo INCT ETEs Sustentáveis em parceria com a IWA, 17th IWA Small Water and Wastewater Systems and 9th IWA Resource Oriented Sanitation. A conferência ocorrerá entre os dias 13 e 17 de setembro de 2020, em Belo Horizonte, e já está com chamada de resumos para serem apresentados. Contamos com sua presença e seu resumo.

As potencialidades de utilização de águas tratadas foi foco de um trabalho do INCT ETEs Sustentáveis com o IGAM. No próximo domingo, às 19h, no nosso IGTV, no Facebook e no YouTube, falaremos sobre esse trabalho. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro!