O  INCT ETEs Sustentáveis solidariza-se com todas as famílias vítimas do desabamento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais.

Infelizmente, mais uma vez, assistimos a humanidade insistindo em repetir erros e optando em aprender pela forma mais difícil: provocando dores e revivendo tragédias.

Ganância, prepotência, negligência, incompetência, diversas podem ser as razões ou palavras para explicar as causas da tragédia em Brumadinho. Contudo, o modelo de saneamento que defendemos é aquele que coloca as pessoas em primeiro lugar. Por isso, agora, a coisa mais importante a fazer é nos colocar ao lado das famílias vítimas desta tragédia prestando toda solidariedade e auxílio possível.

Ainda sob os impactos de Mariana, sofremos e tentamos entender esse novo evento. Infelizmente sabemos que as condições técnicas presentes  em Mariana e em Brumadinho se repetem em diversas barragens em Minas Gerais e no Brasil. Por isso, é urgente corrigir falhas e mudar condutas, caso contrário, Mariana e Brumadinho, o Rio Doce e o Rio Paraopeba serão apenas os primeiros e terão sofrido em vão.

Se não aprendermos com nossos erros agora, em breve estaremos novamente assustados com estragos, buscando explicações, chorando mortos e lamentando novas tragédias.

O INCT ETEs Sustentáveis, por meio de seus pesquisadores, participa das ações de recuperação das comunidades atingidas pela tragédia em Mariana e estará à disposição também para auxiliar nas ações de recuperação social e ambiental das áreas atingidas em Brumadinho e ao longo do Rio Paraopeba. Apresentaremos todas as contribuições técnicas possíveis e insistiremos na adoção de medidas necessárias para evitar a repetição de tragédias.

Nosso Instituto se diferencia pela busca da SUSTENTABILIDADE na questão do esgotamento sanitário. E para nós, essa busca deve ser a de todos aqueles que promovem, fiscalizam, executam ações impactantes e de risco.

Para nós, SUSTENTABILIDADE é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, SEM COMPROMETER O FUTURO DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES.

Só são SUSTENTÁVEIS as ações que se amparam em três pilares principais: O PILAR SOCIAL, O PILAR AMBIENTAL E O PILAR ECONÔMICO, de maneira harmônica e em nenhuma hipótese com desequilíbrio entre eles, pois esse desequilíbrio gera SEMPRE impactos sobre os demais.