Final de ano geralmente é acompanhado pela grande quantidade de chuvas e com isso as enchentes. É lógico que elas não são exclusividade do Brasil, mas por que será que elas são tão frequentes por aqui? E se elas geralmente acontecem sempre em uma determinada época do ano, por que não fazemos nada para preveni-las? E mais: o que será que as enchentes tem a ver com a falta de saneamento no Brasil?

O tema do blog de hoje é esse nosso velho e contante problema: as enchentes. Siga a leitura e aprenda!

 

O que são enchentes?

Parece até uma pergunta óbvia: enchente é o transbordamento dos rios causando inundações. Mas algumas coisas devem ser niveladas para entendermos melhor sobre esse problema.

As enchentes são fenômenos naturais, mas podem ser causadas, tanto por fatores da natureza, quanto ações antrópicas (ou seja, dos seres humanos). Os rios perenes, aqueles que não secam ao longo do ano, geralmente possuem dois tipos de leito. Um leio menor e principal, por onde corre a água normalmente, e um maior e complementar, que é inundado nos períodos de cheia.enchente no Brasil

A principal causa de enchentes em áreas urbanas é justamente a impermeabilização dos solos. Isso é, a água da chuva tem dificuldade em ser absorvida pelo solo, por haver uma camada de concreto ou asfalto em cima. Somado a isso, grande parte dos rios urbanos brasileiros foram canalizados, alterando seu percurso natural, o que gerou a aceleração das águas. A disposição de lixo de forma incorreta, como a falta de coleta de lixo e de lixeiras, também podem causar entupimento das bocas de lobo, prejudicando a drenagem das águas pluviais.

Sabendo as causas das enchentes fica mais fácil de sabermos como evitá-las. Continue a leitura e aprenda.

 

Podemos evitar as enchentes?

O problema das enchentes não é facilmente evitável, apesar de podermos listar suas causas. Uma das justificativas para isso é que, não é possível prever qual será o volume de chuva com muita precisão. Entretanto, é possível combater alguns fatores que o agrava.

A disposição incorreta de resíduos talvez seja a causa mais fácil de ser combatida. É necessário garantir a coleta de lixo para toda a população e educá-la de modo a diminuir a quantidade de lixo jogado na rua. Assim, as bocas de lobo terão mais facilidade em receber as águas de chuva e com isso evitar as enchentes.

O problema da impermeabilização do solo já é algo mais complicado de ser contornado. Algumas legislações recentes obrigam toda construção ter uma porcentagem mínima de solo não impermeável. Dessa forma, a parte da água da chuva pode ser absorvida. Também é recomendável a coleta dessa água de chuva, uma medida ecologicamente correta que pode servir enchentepara economia de água para irrigar jardins ou lavar alguns locais.

Até agora não falamos nada sobre esgoto. Será que o problema das enchentes também tem alguma relação? Siga a leitura e entenda.

 

Enchentes e saneamento

O saneamento básico é composto pelo abastecimento de água potável, manejo de águas pluviais, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos. A drenagem urbana está relacionada ao manejo de águas pluviais e só com isso há uma relação direta entre a falta de saneamento e enchentes.

A maior parte do Brasil adota o sistema separador absoluto, em que a água de chuva e a água de esgoto seguem para sistemas distintos. A água de chuva, dessa forma, é drenada pelas bocas de lobo e, então, encaminhadas para as galerias e de lá seguem para os rios, sem nenhum tipo de tratamento. Já o esgoto, segue por outro sistema de coleta com dimensões bem menores até chegar nos interceptores que impedem que o esgoto chegue diretamente aos rios. O esgoto chega, então, até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde será tratado antes de voltar aos corpos hídricos.

Pela falta de planejamento urbano e construções irregulares, muitas vezes isso não ocorre. Casas que não possuem coleta de esgoto, destinam seus dejetos diretamente nas galerias pluviais, e com isso aumenta a poluição dos rios. Ao mesmo tempo, algumas casas conectam clandestinamente as águas de chuva na rede de esgoto, gerando uma série de problemas tanto para a rede coletora de esgoto como para o seu tratamento.enchente

Nossa conversa de hoje não para por aqui. No domingo, às 19h, no nosso IGTV e no Facebook, publicaremos um vídeo sobre hidrologia urbana e inundações. Siga nossas redes sociais e fique por dentro!