INCT realiza oficina de capacitação no Paraná

//INCT realiza oficina de capacitação no Paraná

INCT realiza oficina de capacitação no Paraná

No período de 20 a 23 de março de 2018, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis) promoveu, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a oficina de capacitação intitulada “Avanços em relação a projeto, construção e operação de reatores anaeróbios aplicados ao tratamento de esgoto”.

A oficina de capacitação, realizada no Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETS) da SANEPAR, teve como instrutor o professor Carlos Augusto de Lemos Chernicharo (DESA/UFMG) e como monitores, Lívia Cristina da Silva Lobato e Thiago Bressani Ribeiro, ambos integrantes da equipe do INCT ETEs Sustentáveis.

O objetivo da oficina consistiu na capacitação de 30 profissionais de diferentes áreas da Sanepar, como projeto, obra, manutenção eletromecânica, operação de estações de tratamento de esgoto e pesquisa e desenvolvimento. Foram abordados os seguintes assuntos principais:

  • Geração e caracterização de esgoto doméstico.
  • Fundamentos, aplicabilidade e vantagens associadas à digestão anaeróbia.
  • Desenvolvimento da tecnologia anaeróbia e aplicação para esgoto sanitário.
  • Princípios de funcionamento, configurações típicas e principais limitações da tecnologia anaeróbia.
  • Principais problemas observados em unidades de tratamento preliminar e suas consequências nos reatores anaeróbios.
  • Protocolos operacionais e avanços relacionados ao tratamento de esgoto por reatores anaeróbios.

A oficina de capacitação foi conduzida a partir da adoção de um processo ensino-aprendizagem bidirecional, de uma prática didático-pedagógica participativa e de uma abordagem transdisciplinar e transversal, com o intuito de permitir a reelaboração mais eficaz do conhecimento. Para tanto, os conteúdos foram trabalhados a partir de técnicas variadas e combinadas, tais como, dinâmicas, discussões em grupos, abertura para relatos de experiências, dentre outras, visando uma melhor integração dos participantes das diferentes áreas.

Ao final da oficina de capacitação, foram identificados os principais aspectos relacionados a projeto, obra, operação e manutenção que podem ser aprimorados pela Sanepar, tanto nas ETEs existentes como nos novos projetos. Além do estabelecimento de importantes diretrizes básicas, foram também montados grupos de trabalho com o intuito de aprofundar a discussão de pontos levantados durante a oficina.

By | 2018-03-28T15:31:51+00:00 28 de Março, 2018|