[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]

Talvez você acha que o YouTube não “está focando” nos assuntos de ciência. Mas existem vários conteúdos super interessantes para quem quer aprender mais na plataforma. Como não é bom confiar em tudo que está na internet, fizemos uma curadoria de 4 vídeos que abordam o tema do meio ambiente, ao final ainda separamos um bônus. Siga a leitura e confira nossas indicações. 

Elementos radioativos para recuperar lagoas assoreadas

O canal Cura Quântica divulga pesquisas da área da física. Nesse vídeo eles falam sobre a utilização de elementos radioativos, já utilizados na medicina, para marcação e análise dos sedimentos para recuperação da Lagoa da Pampulha, que sofre com problemas constantes de assoreamento.

Metais pesados e elementos radioativos, por sua vez, não são tratados pelos sistemas de tratamento. Entretanto, eles explicam que, quando bem manejados, os elementos radioativos são inofensivos para os seres humanos. A ciência nuclear, então, se torna imprescindível para esse trabalho, pois é ela que estuda como manejar esses elementos.

Microplásticos: um grande problema para os oceanos

Você já deve ter ouvido falar para parar de utilizar canudos ou evitar comprar produtos com embalagens plásticas. Se você ainda não se sensibilizou com tartarugas sufocadas ou albatrozes engasgados pelo plástico este vídeo mostra que você também pode ser afetado (a).

O fato é que a luz solar enfraquece e destrói em pequenos pedaços sacolas e garrafas plásticas, por exemplo. Mesmo pequenas essas partículas de plásticos continuam sendo bastante duráveis e são alimentadas por microorganismos e animais marinhos. Esses animais por sua vez podem ser consumidos, direta ou indiretamente, por nós humanos.

Aquecimento global explicado

O aquecimento global sempre foi um conceito muito contestado. Algumas pessoas afirmam que não é possível provar que a ação humana de fato fez elevar as temperaturas do planeta e que esse discurso se trata de “ideologia”.

Mas esse vídeo mostra que não é bem assim. Existem sim evidências científicas que o aquecimento global é algo preocupante e que foi causado pela ação dos seres humanos, principalmente quando cruzamos alguns dados. Veja e tire suas próprias conclusões.

Antropoceno midiático

Quase como uma continuidade ou diálogo com o vídeo anterior, o canal Mimimídias vai falar sobre antropoceno. Já até falamos sobre esse assunto neste post do blog. Mas o canal vai por um lado um pouco diferente.

Focado em discutir questões midiáticas e da cultura popular, a discussão está em cima da figura do Leonardo DiCaprio e seu documentário Seremos História. Não se trata, porém de fofoca ou crítica de filme. No vídeo, vários conceitos são abordados e debatidos. Inclusive eles discutem sobre a “pegada ecológica” do DiCaprio, que, com certeza, é muito maior do que a nossa, além de umas curiosidades, como a falta de neve nas locações de O Regresso, que precisou ser deslocada para a Patagônia.

Conteúdo bônus

A gente não poderia deixar de indicar os conteúdos que nós estamos produzindo. Todos os domingos às 19 horas lançamos no IGTV e no Facebook, um vídeo curto debatendo assuntos que falamos no Blog e aprofundando em questões sobre esgoto e saneamento básico. 

Nossa dica bônus vai estar no ar no próximo no domingo, quando falaremos sobre sensibilização do usuário e a rota do esgoto.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]