[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” class=”” id=””]

O Museu de Londres colocou em exposição pedaços de um “Fatberg” encontrado nos esgotos da cidade. Na expressão dos jornais britânicos, trata-se de um monstro de gordura com mais de 250 metros de extensão e 130 toneladas; foi encontrado nos esgotos de Whitechapel, um distrito no leste de Londres.

Foram nove semanas de trabalho para retirar o “fatberg”. Este não foi o primeiro exemplar encontrado nos esgotos de Londres, mas é o maior até o momento. De acordo com a Thames Water, empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto em Londres e região metropolitana de Londres, são gastos 1 milhão de Euros por mês limpando os bloqueios de seus esgotos em Londres e no Vale do Tamisa – uma média de três bloqueios relacionados à gordura a cada hora.

Após a retirada, o “fatberg” foi estudado e pedaços dele foram colocados em exposição. “É importante mostrarmos as coisas que refletem os altos e baixos da vida na cidade”, disse o curador Vyki Sparkes em entrevista à BBC de Londres. “Fatbergs são coisas repugnantes e fascinantes que marcam um momento particular da história de Londres, criado por pessoas e empresas que descartam lixo e gordura que o sistema de esgoto vitoriano de Londres nunca foi projetado para lidar.” Becky Trotman, da Thames Water, acrescentou: “Esta tela é uma lembrança vívida para todos nós, que a vista não se foi para sempre, então, por favor, ajude a manter Londres e todos os esgotos fluindo – não alimente o fatberg”.

COMPOSIÇÃO

O fatberg é basicamente um acúmulo de gordura que, em virtude das baixas temperaturas e da pouca quantidade de água no esgoto, solidificou-se e agrupou uma série de resíduos sólidos que estavam nas redes coletoras. Segundo os cientistas, trata-se de uma rocha de gordura congelada, óleo de cozinha, preservativos, fraldas, toalhas de limpeza, entre outras coisas.

O acúmulo de gorduras na rede coletora é um problema que tem sido relatado em várias cidades. Programas de educação ambiental e conscientização dos consumidores são a melhor alternativa para evitar que sejam lançados óleo em excesso causando danos e prejuízos para a rede e para o tratamento do esgoto.

Veja o vídeo sobre a exposição do fatberg no museu de Londres.

Veja a reportagem sobre a descoberta do fatberg, em 2017.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]