[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

O processo de escolha de uma tecnologia de tratamento de esgoto pode ser bastante complexo. Afinal, como avaliar qual seria a tecnologia mais adequada para uma determinada realidade? A avaliação de ciclo de vida (ACV) é uma metodologia que pode ser uma ferramenta de auxílio para essa tomada de decisão, ao menos quanto aos aspectos técnicos dos impactos ambientais causados pelo sistema de tratamento de esgoto.

Continue a leitura, que te contamos mais sobre essa metodologia de avaliação.

O que é ACV (Avaliação de ciclo de vida)?

A ACV é uma ferramenta de gestão ambiental que tem como objetivo identificar e quantificar impactos potenciais que um produto (bem ou serviço) ou processo podem causar, auxiliando em processos de tomada de decisão. No caso do tratamento de esgoto, por exemplo, a ACV pode ser utilizada tanto para avaliar os impactos de diferentes alternativas como para avaliar os impactos da falta desse serviço.

A ACV é conhecida por ser uma metodologia capaz de compilar e avaliar entradas (levantamento e quantificação da energia e dos materiais necessários), saídas (resíduos e emissões liberados ao meio ambiente) e potenciais impactos ambientais de um sistema ou produto ao longo do seu ciclo de vida. Essa metodologia permite ao responsável pela decisão escolher tecnologias, produtos e processos mais sustentáveis e menos nocivos ao meio ambiente, além de auxiliar na identificação de oportunidades de melhoria no ciclo de vida em estudo.

Essa avaliação também é conhecida como “berço ao túmulo”, visto que são levantados os dados em todas as fases do ciclo de vida do produto ou processo. Confira a seguir as fases da ACV.ACV para estações de tratamento de esgoto

Fases da avaliação do ciclo de vida

O estudo de ACV é dividido em 4 fases: i) definição de escopo e objetivo; ii) análise do inventário do ciclo de vida; iii) avaliação do impacto do ciclo de vida; e iv) interpretação do ciclo de vida.

Na fase de definição de objetivo e escopo são determinadas as fronteiras do estudo, a quem se destinam os resultados, os critérios de qualidade, as regras de corte e as categorias de impacto a serem consideradas. Já a análise do inventário de ciclo de vida corresponde a identificação e quantificação de entradas e saídas de matéria e energia das diversas etapas do ciclo de vida do produto, dentro das fronteiras estabelecidas na fase anterior. Na avaliação do impacto de ciclo de vida, os dados levantados e padronizados de acordo com a unidade funcional adotada são associados às categorias de impacto selecionadas para o estudo e os impactos potenciais são calculados. Por fim, na fase de interpretação, busca-se identificar as questões significativas do estudo, checar a integridade, a sensibilidade e a consistência dos resultados e definir as conclusões, as limitações e as recomendações do estudo.

Para uma análise confiável é imprescindível que se tenha um bom inventário de dados, o que significa que eles devem ser baseados em um tempo suficientemente grande para atenuar comportamentos anormais.

É importante que se considere a comparação de diferentes cenários no processo. Por exemplo, para o tratamento do esgoto, avaliar, comparativamente um cenário onde o esgoto é lançado sem tratamento, ou seja, não há remoção de matéria orgânica, outro em que há, um outro que há remoção de matéria orgânica, mas não há nitrificação (processo químico-biológico de formação de nitrito), outro que há nitrificação, mas não há desnitrificação, e assim por diante. Quanto mais cenários forem comparados, melhor a qualidade dos dados obtidos e mais assertiva será a análise e interpretação desses dados.

Mas qual a aplicação de ACV notratamento de esgoto? Siga a leitura que te contamos um pouco mais sobre esse assunto.

ACV para Estações de Tratamento de Esgoto (ETE)

Estação de tratamento de esgoto ACVNo caso do uso de AVC para o desempenho de uma ETE, o escopo deve abranger as atividades produtoras do esgoto, o transporte do esgoto, as plantas de tratamento, gestão dos gases produzidos, digestão do lodo e a destinação ou aplicação do lodo.

Algumas categorias frequentemente empregadas em estudos de ACV para sistemas de tratamento de esgoto são: mudanças climáticas, depleção da camada de ozônio, acidificação terrestre, eutrofização, toxicidade humana, ecotoxicidade, formação de oxidantes fotoquímicos e demanda acumulada de energia.

Embora seja utilizada para avaliar diferentes alternativas de tratamento ou rotas de destinação de subprodutos, a ACV não é capaz de definir qual a melhor alternativa ou a menos impactante, pois a importância de cada impacto ambiental deve ser avaliada de acordo com a realidade do local de estudo e quais as prioridades eleitas. A ACV é um componente do processo de decisão, devendo ser avaliada em conjunto com outros aspectos, tais como, locacional, de custo, mão de obra, acesso a tecnologia.

Na próxima segunda-feira, às 18h, no nosso IGTV, no Facebook e no nosso canal do YouTube, vamos falar mais sobre isso. Siga nossas redes sociais e fique por dentro!

[/fusion_text][fusion_code]PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9ydGxfLXk4QXhqMCIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93PSJhY2NlbGVyb21ldGVyOyBhdXRvcGxheTsgZW5jcnlwdGVkLW1lZGlhOyBneXJvc2NvcGU7IHBpY3R1cmUtaW4tcGljdHVyZSIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==[/fusion_code][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]