O INCT ETEs Sustentáveis conseguiu financiamento de R$ 4 milhões para o projeto de pesquisa: “REDE DE PESQUISA PARA O MONITORAMENTO DE BACTÉRIAS RESISTENTES A ANTIBIÓTICOS E DE GENES DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS NO ESGOTO DE CIDADES BRASILEIRAS”, na Chamada CNPq/MCTI/CT-Saúde – Ações em Ciência, Tecnologia e Inovação para o enfrentamento da Resistência Antimicrobiana (RAM) Nº 52/2022.

Esse projeto, liderado pela UFMG, conta com a participação de importantes instituições de pesquisa de todo o país, como: Ministério da Saúde (MS); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – RJ e CE); Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Centro Universitário SENAI – CIMATEC Regional Bahia (SENAI); Universidade Federal do ABC (UFABC).

O objetivo é criar uma Rede de Pesquisa para Vigilância da RAM por meio do monitoramento do esgoto de importantes cidades brasileiras, distribuídas nas cinco regiões do país. Será monitorado o esgoto afluente às principais Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) das cidades integrantes da Rede, bem como o esgoto de hospitais de referência em doenças infecciosas.

O monitoramento terá como foco a identificação de Enteropatógenos resistentes a antimicrobianos, elencados pela OMS e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como prioritários, incluindo Salmonella spp. e E. coli. As informações geradas neste projeto serão utilizadas pelos profissionais e autoridades do setor de saúde, a fim de orientar medidas de controle da disseminação da resistência antimicrobiana.